De um pequeno curso preparatório para exames de admissão ao antigo ginásio à consolidação como uma das maiores instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil: essa é a trajetória da Universidade Tuiuti do Paraná, uma instituição com 57 anos dedicados à educação.
O embrião da UTP foi o Curso Tuiuti, fundado em 1958, em Curitiba, pelo oficial da arma da Infantaria, professor e educador, Sydnei Lima Santos. Sempre ao lado da esposa, Maria de Lourdes Rangel Santos, ele dedicou boa parte da vida à formação de gerações de estudantes e à construção da Universidade Tuiuti do Paraná.
Por mais de duas décadas a Tuiuti foi a única instituição educacional do Paraná a oferecer ensino pré-escolar; de 1º e 2º graus e ensino superior.
A primeira unidade de Ensino Superior, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1973, oferecia os cursos de Pedagogia, Psicologia e Letras. Em 1981, foram criados os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Em 1990, seguiram-se os cursos de Processamento de Dados, Odontologia e, no ano seguinte, o curso de Direito. Em 1993, a Tuiuti consolidou-se em Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti – FISET, ampliando a oferta de cursos que atendiam às demandas da sociedade.
Em 7 de julho de 1997, por meio de um decreto do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, foi criada a Universidade Tuiuti do Paraná. A primeira universidade particular de Curitiba nasceu com 17 cursos e uma orientação: “Tecer a alma da Universidade do Terceiro Milênio”.
A transformação em universidade permitiu um salto no desenvolvimento de pesquisa em consonância com o ensino e extensão. Foram criados os programas de Mestrados em Comunicação e Linguagens, Educação e Distúrbios da Comunicação, que em 2006 tornaram-se também programas de Doutorado. O reconhecimento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – órgão...