A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira, sendo a maior universidade do estado de Goiás e uma das principais da Região Centro-Oeste do Brasil.
A UFG foi criada no dia 14 de dezembro de 1960 com a reunião de cinco escolas superiores que existiam em Goiânia: a Faculdade de Direito, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Escola de Engenharia, o Conservatório de Música e a Faculdade de Medicina. A partir desta data, Goiás passou a formar seus próprios quadros profissionais e a não depender de mão-de-obra qualificada vinda de outras regiões do país. Para os jovens goianos isso significou oportunidade de formação profissional e intelectual em uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Foi um marco na história do Estado.
O objetivo da UFG é produzir, sistematizar e transmitir conhecimentos, ampliar e aprofundar a formação do ser humano para o exercício profissional , a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, com o objetivo de contribuir para a existência de uma sociedade mais justa, em que os cidadãos se empenhem na busca de soluções democráticas para os problemas nacionais.
Dentro do Estado de Goiás, são cinco regionais, localizadas nas cidades de Goiânia, Catalão, Jataí, Cidade de Goiás e Cidade Ocidental (em implantação). O Câmpus de Aparecida de Goiânia integra a Regional Goiânia.
Atualmente, a UFG conta com:
2.350 servidores técnico-administrativos
2.935 professores efetivos
23.362 estudantes de graduação presencial
150 cursos de graduação
62 mestrados
31 doutorados