A história da cooperativa Unimed teve início com o surgimento da Unimed de Santos, em São Paulo, que, com o passar do tempo, destacou-se, apresentando uma estrutura sólida no setor.
O sucesso da Unimed santista incentivou médicos de diversas partes do país a se organizarem, seguindo aquele modelo vitorioso.
No nordeste, as primeiras Unimeds a surgirem foram as de João Pessoa, Campina Grande e Recife. No ano de 1977, da vinculação dessas três cooperativas, originou-se a Federação das Unimeds do Norte/Nordeste, que teve como primeiro presidente o saudoso médico Alberto Urquiza Wanderley.
Com o passar do tempo e com a criação de federações estaduais, bem como a organização do complexo cooperativo em Sistema Regional, a Federação assumiu, então, a atual denominação de Confederação das Unimeds do Norte/Nordeste, que tem sua sede na cidade de João Pessoa (PB).
A Confederação Norte/Nordeste constitui um dos mais importantes pólos do Sistema Nacional de Cooperativismo Médico, reunindo cerca de 18.000 médicos cooperados e 1,5 milhão usuários, organizados em 9 Federações e 58 Unimeds Singulares.