A vocação do UNESC, voltada para a educação superior, surgiu com o objetivo de propiciar à juventude, da década de 60, a oportunidade de um curso universitário, no caso, o jurídico. Foi uma semente abençoada, semeada em terreno fértil e que vicejou produzindo muitos frutos. Hoje, a semente se fez árvore frondosa, com ramos que se estendem em direção a outras áreas do saber.
A Instituição foi se expandindo e, com muito trabalho e amplos investimentos em infra-estrutura, alcançou, em outubro de 2000, o status de Centro Universitário. Essa autonomia conquistada abriu as portas a novos cursos em novas áreas do conhecimento, como as Ciências da Saúde e Educação, que, juntamente com as Ciências Jurídicas e as Ciências Empresariais, passaram a compor os saberes que hoje orientam os cursos deste que é o primeiro Centro Universitário do Estado do Espírito Santo.
Contando, atualmente, com um universo de aproximadamente quatro mil alunos – três mil em Colatina e mil em Jacaraípe -, o UNESC insere-se na própria história do Estado como centro de educação superior e pólo regional de extensão de serviços à comunidade. Com os dois campi solidificados, segue seu ritmo de desenvolvimento, sempre com um olho no futuro e outro na qualidade do ensino. Por isso, o UNESC assume, hoje, uma importância ímpar em termos de compromissos com as regiões onde está implantado, destacando-se, também, pelo vanguardismo, por seu pioneirismo e ousadia em investir - em tecnologia, em corpo docente, em bibliotecas e laboratórios, em ampliação dos espaços físicos entre outros - visando constantemente a melhoria, não só da qualidade do ensino que ministra, mas também preocupando-se com a formação integral do ser humano.