O Senac foi criado pelo governo federal através do decreto-lei n° 8621 de 10 de janeiro de 1946. Na mesma data da sua criação, foi promulgada outro Decreto-lei de n° 8622, que dispõe sobre a aprendizagem dos comerciários, que era o objetívo numero um da criação da instituição.
A classe empresarial do setor terciário, comércio e serviços, ao criar o Senac, propunha uma ação educatival e social voltada para a união de empregados e empregadores, visando contribiur para a solução dos graves problemas socio-econômicos que o país atravessava, após a segunda Guerra Mudial. Nasce então o SENAC, como uma instituição autônoma de direito privado, criada, mantida e administrada pelo setor terciário da economia.
No Mato Grosso, o SENAC teve seu início enquanto delegacia executiva. Foi instituída no dia 06 de dezembro de 1947. Somente em 1959 é que foi criado o Departamento Regional do Estado de Mato Grosso. No mesmo ano foi criado o primeiro Conselho Regional, que é o órgão deliberativo, presidido pelo Presidente da Federação do Comércio, na época, o Sr. Hid Alfredo Scaff.
Desde a sua inauguração até o ano de 1970 a diretoria do Departamento Regional de Cuiabá passou por 3 diretores. Após essa data, a diretoria foi assumida por um técnico do Departamento Nacional do SENAC, ficando até 1973. Nesta gestão, foi inaugurada a sede própria do DR/MT, no dia 22 de janeiro de 1972.
Atualmente o SENAC conta com uma unidade Regional em Cuiabá e unidades de ensino nas cidade de Barra do Garças, Colider, Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sorriso além de uma unidade móvel.