O Seconci-SP é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964, que atende o setor da construção civil.
Com sede na capital, o Seconci-SP conta com Unidades ambulatoriais em todos os principais polos econômicos do Estado de São Paulo: ABC, Bauru, Campinas, Cubatão, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Riviera de São Lourenço, Santos, São José dos Campos e Sorocaba. Em 2013, foram realizados 1,8 milhão de atendimentos, entre médicos, odontológicos, exames e serviços complementares e de apoio diagnóstico.
O Seconci-SP mantém relacionamento estreito com toda a cadeia produtiva da construção civil. São mais de 5 mil empresas clientes, que representam 200 mil trabalhadores.
Desde 1998, o Seconci-SP é qualificado como Organização Social de Saúde (OSS) pelo Governo do Estado de São Paulo e é responsável pela gestão do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), do Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA), do Hospital Regional de Cotia (HRC), do Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP) e do Hospital Local de Sapopemba (HLS), além dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) "Dr. Luiz Roberto Barradas Barata", Sorocaba e Caraguatatuba, do Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (CEADIS), do Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI) II e a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Em 2006, o Seconci-SP se qualificou como Organização Social pelo Município de São Paulo, passando a administrar quatro Unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs), localizadas na zona leste da capital.
Desde abril de 2008, a entidade é responsável também pela administração do Território Penha/Ermelino Matarazzo, que engloba mais de 40 Unidades de Saúde, entre Unidades Básicas de Saúde, AMAs, Centros de Apoio Psicossocial (CAPSs) e Ambulatórios de Especialidades.