A SIFCO S.A foi uma das maiores indústrias metalúrgicas brasileiras com matriz em Jundiaí-SP e filial em Campinas-SP.
Fundada em 1958 a partir da associação da família do Barão Smith de Vasconcellos com as multinacionais norte-americanas Steel Improvemente and Forge Co. e American Brake Shoe, a empresa tornou-se uma das principais forjarias pesadas do mundo. Por muitos anos ocupou a liderança de seu segmento no país. Entre seus principais produtos estão o eixo dianteiro de veículos pesados e elos de máquinas agrícolas.
A SIFCO se tornou uma das principais fornecedoras de forjados para a Willys Overland, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania, Caterpillar, General Motors, Eaton Yale e Towne, entre outras. Na primeira década de operação da SIFCO o mercado automotivo brasileiro se expandiu 30.000 a 280.000 veículos produzidos anualmente.
Em 2014 após grande crise do setor metalúrgico a empresa entrou com pedido de recuperação judicial e, em 2016, a multinacional DANA anunciou a aquisição dos ativos estratégicos da SIFCO, assumindo passivos econômicos, clientes e empregados.
Esta página foi criada por Flávio Domingues, Consultor Especialista de RH em 2012. Após a recuperação judicial, no ano de 2016, houve contato com a Dana para transferência da página, porém a empresa decidiu não administrar este conteúdo. Esta página tornou-se então um memorial para as mais de 25.000 pessoas que já trabalharam na SIFCO, antes da sua incorporação ao Grupo Dana.
Siga também @rhdiarioconsultoria aqui no Linkedin e acompanhe as novidades em Gestão de Pessoas.