A Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) foi fundada em 2 de maio de 1959 por iniciativa da Indústria de Extração de Carvão Mineral da Região Carbonífera de Santa Catarina. Instalada em Criciúma, Santa Catarina, ocupa uma área total de 550 mil m², com 28 mil m² de área construída. As empresas mineradoras investem 1% do seu faturamento na SATC.
- Escola Educacional Técnica Satc (Edutec): responsável pela educação básica, do fundamental ao médio; e educação profissional técnica de nível médio e pós-técnico, que forma técnicos para as diversas áreas econômicas da região;
- Faculdade SATC: com cursos de nível superior na área tecnológica;
- Centro de Capacitação Empresarial e Assistência Comunitária: responde pela organização de cursos específicos de formação profissional, como mecânica, eletroeletrônica, informática e relações humanas.
- Centro de Serviços Empresariais: presta serviços de apoio às empresas nas áreas de calibração, análise de águas, efluentes e carvão.
- Centro SATC de Meio Ambiente: tem sua existência voltada para os campos educacional, prestação de serviços, assessoria e consultoria para ações de preservação ao meio ambiente.
Atualmente, a SATC conta com mais de cinco mil alunos matriculados nos ensinos fundamental, médio, profissional e superior.