Redes Cordiais foi criado com o intuito de contribuir para a distensão social, especialmente na internet, para que o debate democrático e a interação entre diferentes grupos nas redes sociais ocorram de maneira tranquila, sem a poluição causada pelo ódio e pelas notícias falsas — os dois crescentes não só na internet brasileira. Para garantir o impacto da iniciativa, influencers de diferentes áreas são convidados a co-criar ações de conscientização e informação para seus públicos, disseminando os conceitos da comunicação não-violenta, da educação midiática e de como evitar a desinformação e a propagação de mentiras.
O poder cada vez maior e abrangente dos comunicadores digitais e a maneira como eles se conectam com suas redes surgem como um novo canal de formação da opinião pública.
A crise política e econômica no país vem se agravando com fatos recentes, que merecem a atenção da sociedade, e, sobretudo, ação. A eleição de 2018 evidenciou o quão tensionados e polarizados estamos.
O clima beligerante enfraquece os laços de confiança entre diferentes segmentos da sociedade, ameaça a democracia, aumenta a insegurança jurídica e afasta investimentos no país. Na internet, posições radicais despertam manifestações espontâneas violentas e a propagação de notícias falsas de diversos tipos e para diferentes usos. As redes sociais se tornaram uma imensa Torre de Babel em que as diferentes línguas falam muito, mas ninguém se entende.
Em todo o mundo, as iniciativas voltadas para o enfrentamento das notícias falsas e da polarização na internet envolvem o jornalismo prioritariamente.
O Redes Cordiais inova e sai da bolha, engajando comunicadores digitais no tripé: combate à desinformação; comunicação não-violenta e social media literacy. Criamos um movimento em que os digital influencers são protagonistas na disseminação da cultura #redescordiais.