A década de 70 foi um período extremamente fértil para a televisão brasileira. O advento da cor e a popularização deste meio de comunicação marcaram a década, ao passo que a formação de redes nacionais reduziu o espaço da programação local.
O Rio Grande do Sul, conhecido por sua tradição colocou-se como barreira nesse processo, pois o público exigente que era, queria ver na televisão os assuntos da sua região, da sua cidade, do seu dia-a-dia.
Nesta busca, o jornalista Breno Alcaraz Caldas, à época proprietário do Jornal Correio do Povo e da Rádio Guaíba deu início a criação de um canal de televisão, batizada de Televisão Guaíba, ou simplesmente Canal 2, a qual recebeu a outorga do Governo Federal em 1974, e iniciou suas transmissões no ano de 1979.
A garra para atender os interesses do povo gaúcho foi grande. Mesmo com uma estrutura pequena, a emissora construiu a sua programação focada no jornalismo e no esporte. Os programas apresentavam seu conteúdo basicamente através de debates, aprofundando as questões que, em outras emissoras, eram tratadas superficialmente. A programação ainda exibia documentários, filmes e musicais.
Mesmo mudando de proprietários com o passar das décadas, o Canal 2 continuou buscando atender os anseios do povo gaúcho. E com este espírito o Canal 2 foi incorporado a Rede Record de Televisão em julho de 2007. A Rede, com vasta experiência e em plena expansão no mercado nacional, viu na força do Canal 2 uma oportunidade de combinar seu dinamismo à mais verdadeira tradição gaúcha.
Hoje, a Record TV RS - Canal 02, é a emissora que dedica maior espaço à programação regional, com mais de três horas e meia de jornalismo local em sua grade de programação. Isso sem contar os programas especiais, que integram a emissora à cultura do nosso Estado.
Aqui no Rio Grande do Sul estamos construindo juntos Uma Nova TV.