Itajubá é considerada uma das melhores cidades para se viver no Sul de Minas Gerais, figurando também entre as dez melhores do Estado e entre as cem melhores do País, conforme avaliação da Organização das Nações Unidas, do Sebrae e do Índice FIRJAM de Desenvolvimento Municipal.
Situado no Sul do Estado de Minas Gerais, é um município privilegiado, inserido em uma rede urbana formada por cidades prósperas e bem localizado em relação às grandes capitais do Sudeste. São 57 bairros e uma população com mais de 90 mil habitantes, que têm o privilégio de desfrutar da qualidade de vida e do bem estar de se viver na Serra da Mantiqueira.
Conta com um destacado parque industrial formado por empresas de pequeno, médio e grande porte, nos segmentos automotivo, elétrico, eletrônico, aeronáutico, alimentício, bélico, de usinagem, de produtos de higiene pessoal, de vestuário, de informática e de construção civil.
O comércio de Itajubá é uma referência para a microrregião, pois agrega vários estabelecimentos, que comercializam todo tipo de mercadoria de consumo, do simples ao sofisticado. A Praça Theodomiro Santiago, a Praça Wenceslau Braz e o Calçadão da cidade foram revitalizados, favorecendo os empreendedores locais, bem como os cidadãos e os visitantes da cidade.
Na área da educação, a cidade está servida pelas redes municipal e estadual de ensino, além da rede particular, com excelentes colégios. Possui tradição no ensino técnico-profissionalizante, oferecendo cursos em diversas áreas para atender a demanda do mercado de trabalho.
Itajubá é referência no ensino superior, com instituições que atuam no método presencial e também no ensino à distância: Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz, Fepi - Centro Universitário de Itajubá, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM).