Os moradores de Itaboraí são orgulhosos de sua história, dos patrimônios culturais e artísticos e do poder de suas comunidades, pois são atuantes e têm grande poder de mobilização.
Uma parte muito importante da história do Brasil foi escrita em Itaboraí. Dona de uma riqueza histórica cultural ímpar, a cidade desponta como uma bem estruturada opção que alia o turismo natural, rural e cultural.
Do tempo em que a Família Real visitava regularmente a cidade para assistir as encenações do teatrólogo João Caetano até hoje, o município cresceu bastante, mas sempre preservando suas tradições. Em Itaboraí, por exemplo, encontra-se o mais antigo e importante sítio palenteológico do Brasil, às margens do lago São José, cujos achados remetem à história do homem há milhões de anos.
Já o manguezal é uma reserva ecológica navegável controlada pelo Ibama, onde podem ser encontradas cerca de 170 espécies de aves, além dos caranguejos, que é uma atração gastronômica à parte. Na cidade o visitante pode ainda passear pelo Centro Histórico, cavalgar, tomar banhos de rio e muito mais diversões rurais nos diversos sítios de lazer espalhados pela cidade. Itaboraí, vale a pena conferir.