AREIA FINA:
Utilização: Usada principalmente em acabamentos e revestimentos. Ocasiões de Uso: Preparo de massa fina para acabamento em paredes, assentamento de azulejos e pisos cerâmicos.
Exemplo de Aplicação: Revestimento de fachadas, assentamento de porcelanatos.
AREIA MÉDIA:
Utilização: Ideal para construção civil, especialmente para fazer argamassas e concretos.
Ocasiões de Uso: Fundações de edifícios, assentamento de blocos, preparo de reboco, entre outros. Exemplo de Aplicação: Construção de muros, lajes, e bases para pisos.
AREIA GROSSA:
Utilização: Indicada para obras que demandam maior resistência. Ocasiões de Uso: Preparo de concretos mais robustos, como vigas e pilares.
Exemplo de Aplicação: Estruturas de concreto armado, bases para pavimentos industriais.
PEDRISCO:
Como tem dimensões pequenas, é muito utilizado na produção de vigas e vigotas, lajes pré-moldadas, blocos de concreto para construção, fundação, intertravados, tubos, blocos, bloquetes, paralelepípedos de concretos, chapiscos e acabamentos em geral.
BRITA 1⁄2:
É a pedra mais usada para a confecção do concreto das colunas de construções o que exige grande qualidade e resistência. E também é usada para fazer vigas e lajes. Muitos a usam também para forrar o quintal, sem a necessidade de fazer calçada.
BRITA 1:
É praticamente o dobro do tamanho do pedrisco, por isso é a queridinha das construtoras em processos de obras de grande porte, como prédios, pontes e espaços comerciais, já que é ideal para a fabricação de concreto para colunas, vigas e lajes.
BRITA 2:
É a mais recomendada quando há necessidade de um concreto extremamente resistente para construções que precisam suportar mais peso. Ela é um dos componentes do concreto bruto e faz parte das fundações e dos pisos de maior espessura. Por conta de sua versatilidade, pedriscos e britas, vão além da construção civil:
Servem para compor pátios com estacionamento;
Decoração de jardim e, até mesmo, projetos interiores de paisagismo;