A história de sucesso da Pif Paf Alimentos começou em 1968 no Rio de Janeiro. Português naturalizado brasileiro, Avelino Costa, comprou o abatedouro Pif Paf. Maior atacadista de frango vivo do estado, Avelino percebeu uma mudança na sociedade e ali uma oportunidade de negócios. Se para as mulheres recém-chegadas ao mercado de trabalho faltava tempo para os afazeres domésticos, na visão dele, sobravam ideias de como levar àquelas consumidoras mais praticidade: o animal vivo deveria dar lugar ao frango congelado.
Hoje, 50 anos depois, a Pif Paf Alimentos é a maior companhia do setor no Estado e uma das 7 maiores empresas brasileiras no setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Com mais de 8 mil empregados diretos e 80 mil clientes, atua abastecendo os principais mercados da região sudeste, sul da Bahia e Goiás.
Além da sede corporativa em Belo Horizonte (MG), possui 10 unidades industriais e 12 unidades produtivas, produzindo 20 mil toneladas de produtos acabados por mês. São 11 centros de distribuição, 400 veículos de distribuição agregados e 195 mil entregas por mês com grande efetividade de entregas no prazo. Ao todo, a companhia executa 74 milhões de abates de aves e 554 mil de suínos por ano.
Seu mix de produtos contempla mais de 300 itens, entre eles elaborados de carnes, pizzas, lasanhas, pães de queijo e embutidos. Além de comercializar os produtos no Brasil, a companhia também está presente em mais de 15 países.
Além disso, também fornece matéria-prima para a indústria, com suas fábricas de ração, matrizeiros e incubatórios. As unidades estão instaladas no interior de Minas Gerais, em Visconde do Rio Branco, Viçosa, Leopoldina, Patrocínio, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha, Paula Cândido, Igaratinga.
Em Goiás, a Pif Paf está presente em Palmeiras de Goiás e Paraúna (GO). Os centros de distribuição estão localizados em Contagem, Araguari (MG), Jandira (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vila Velha (ES).