A Nabuco é uma empresa brasileira sediada no Rio de Janeiro, que desenvolve softwares, museus virtuais, exposições temáticas, digitalização de artefatos arqueológicos e paleontológicos. Entre seus produtos, os mais conhecidos são os aplicativos móveis para exposições de Realidade Aumentada, apresentando artefatos de diversas civilizações, além da organização e curadorias de apresentações.
No início a empresa focou no desenvolvimento de hologramas para uma exposição relacionada a artefatos da América pré-colombiana, apresentando peças e sítios arqueológicos no VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, realizado no Campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em agosto de 2018.
Com o sucesso do evento, houve a oportunidade de apresentar o projeto em eventos nas Ilhas Canárias, Reino de Espanha. Dessa forma, a Nabuco promoveu a primeira exposição dessa nova metodologia na Europa. Em maio de 2019, na exposição Archeology of Ancient America, realizada no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi apresentada a assistente virtual Mary, uma ferramenta capaz de informar os detalhes e curiosidades dos artefatos expostos.
Ao decorrer de 2019 foram realizadas doze exposições, totalizando dezesseis sobre a curadoria da Nabuco. Apresentadas em universidades, espaços culturais, museus e em lugares de difícil acesso como a Vila de Dois Rios na Ilha Grande. Na Vila Kennedy ( uma comunidade com um dos menores índices de Desenvolvimento Humano do Rio de Janeiro) foi promovida a primeira exposição arqueológica com artefatos de grandes museus internacionais na Zona Oeste. Promovendo acessibilidade, levando os museus internacionais até as pessoas, de forma dinâmica e interativa através do nosso aplicativo.
A empresa também desenvolve os Museus Virtuais do Departamento de Arqueologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Ecomuseu Ilha Grande. Eles são desenvolvidos utilizando um