UFVJM: 64 anos de tradição em ensino
12 anos de universidade
Em setembro de 1953, visando ao desenvolvimento da região, Juscelino Kubitschek de Oliveira funda a Faculdade de Odontologia de Diamantina.
No dia 17 de dezembro de 1960, foi transformada em Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod).
No dia 4 de outubro de 2002 tornou-se Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid). Agregou os cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.
Em 8 de setembro de 2005 foi publicada a Lei 11.173 no Diário Oficial da União, transformou a Fafeid em Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.
Com a transformação em UFVJM, foram criados novos cursos, como Licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Educação Física, além de Bacharelados em Engenharia Hídrica, Sistemas de Informação e Turismo, chegando a um total de 33 cursos, e ganhou um novo campus, no município de Teófilo Otoni.
Desde o primeiro semestre de 2014, começaram a funcionar mais dois campi: o de Janaúba e o de Unaí e a UFVJM passou a abranger também as regiões Norte e Noroeste de Minas. Mais cursos criados, como as Engenharias Física, de Materiais, de Minas, Metalúrgica e Agrícola, além de Química Industrial e Medicina Veterinária. Nesse mesmo ano foram criados os cursos de Medicina no Campus JK, em Diamantina, e no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni, uma conquista extremamente valiosa para as comunidades atendidas.
Atualmente, com mais de uma década de existência, a universidade já colhe frutos: são mais de 80 cursos e mais de 10.000 estudantes dos cursos de graduação presenciais e a distância, mais de 1.500 matriculados nos cursos de pós-graduação (Lato Sensu, Mestrado e Doutorado), 617 técnicos administrativos e 778 professores estão distribuídos e atuando em cinco campi.
Afinal, ampliar e alcançar cada vez mais pessoas e trazer desenvolvimento por meio da educação é nossa missão.