Fator XPTO: A irreverência de um legado.
O Morgado do Quintão é uma grande propriedade familiar restaurada no início de 1800, localizada entre Silves, Monchique e Lagoa, no Algarve, Portugal, tendo sido fundada em 1810 pelo Conde de Silves e estando ainda na posse dos seus descendentes. É uma história de família em que a paixão pelo campo, gastronomia e criação artística se funde com o amor pelo património local, beleza e conservação.
Chegou-nos em 2017 pela nossa mãe Teresa Pereira Caldas de Vasconcellos (1941-2017), uma artista contemporânea e professora universitária que através da sua exploração criativa aperfeiçoou uma profunda ligação à terra. Durante os 200 anos anteriores, o Morgado do Quintão passou pelas mãos de mais de quatro gerações, cada uma das quais deixou a sua marca única na propriedade e preparou o caminho para a seguinte.
Para além das vinhas, olivais e do amendoal da nossa propriedade, também abrimos os nossos portões a pessoas de todo o mundo para estas ficarem nas nossas antigas casas caiadas de branco típico do Algarve.
As vinhas da propriedade são algumas das mais antigas do Algarve e é de lá que nascem os nossos premiados vinhos, criados em parceria com a enóloga Joana Maçanita. Os nossos vinhos estão pelo Algarve, Lisboa, Londres, Paris e Nova Iorque e levam os saberes e sabores do Algarve bem longe. A nossa vinificação está profundamente enraizada na nossa tentativa de mostrar a riqueza do terroir do Algarve, marcando a sua identidade na produção de alguns dos vinhos mais apreciados da região.
Localizado a sul de Portugal (Algarve), a 5 min das bonitas e típicas Silves e Lagoa, a 10 min de algumas das melhores praias do mundo (Marinha e Albandeira) a propriedade é rodeada por vinhas, oliveiras milenares, figueiras, alfarrobeiras e ameixeiras, em regime biológico e dispõe de uma horta e capoeira. Aqui defendemos uma maneira de estar mais ligada à natureza e convidamos à reflexão.