O Monitor do Oriente Médio (MEMO) é um instituto pesquisa política sem fins lucrativos, que fornece artigos, informações e análises, principalmente sobre o conflito Palestina-Israel. Também fornece briefings sobre outras questões do Oriente Médio. A difusão parcial ou incorreta da informação é uma questão central para o conflito no Oriente Médio e é preciso enfrentar essas distorções com um trabalho de apuração constante.
Reunir, analisar e difundir informações de qualidade exigem organização, monitoramento, foco e direcionamento preciso. Tais iniciativas são virtualmente não-existentes no Ocidente atual.
O Monitor do Oriente Médio (MEMO) busca ocupar essa lacuna.
MEMO visa contribuir para a agenda pública do Oriente Médio pela perspectiva da justiça social, direitos humanos e direito internacional. Especialmente, defende a restauração dos direitos palestinos, incluindo o direito de retorno, um estado palestino com Jerusalém como capital e a manutenção dos direitos democráticos.
Seus conteúdos são disponibilizados para uso por jornalistas, acadêmicos e políticos com interesse na região do Oriente Médio e Norte da África.
O que fazemos no MEMO?
Cobertura direcionada e abrangente sobre a Palestina e seus vizinhos regionais.
Monitoramento de notícias através de nossa extensa rede de organizações parceiras e correspondentes na região
Reportagens atualizadas, através de nossa rede de colaboradores, e artigos de opinião sobre fatos da história e da conjuntura internacional sobre o Oriente Médio.
Notícias, reportagens e entrevistas no Brasil e América Latina em conexão com assuntos do Oriente Médio
Diálogos com políticos, editores, grupos de pressão e diversos outros grupos de interesse a fim de propiciar uma melhor compreensão e avaliação da causa palestina.
Somos também um ponto fundamental de referência para jornalistas, pesquisadores, organizações de direitos humanos e ONGs