Em 1959, em uma ação conjunta com a comunidade de Mogi das Cruzes, o médico Álvaro de Campos Carneiro, que já naquela época presidia o Centro Espírito Santo Antônio de Pádua (fundado em 1911), assentou a pedra fundamental daquele que seria, hoje, o atual prédio do Hospital e Maternidade Mogi-Mater, localizado na Rua Marechal Deodoro, 83, no Centro. Na época, entretanto, foi nomeado Maternidade Mãe Pobre, local de nascimento de milhares de mogianos, mas que até hoje mantém a mesma filosofia de amor ao próximo.
A estrutura manteve-se sob o gerenciamento do Centro Espírita até o meio da década de 90 e, posteriormente, foi coordenada por outras entidades até que, em 2001, se transformou em Mogi-D´ór, um hospital geral de muitas especialidades, importante para aquele momento da Cidade que estava em franco crescimento.
No entanto, em 2012, houve por parte da diretoria uma acertada decisão de focar o atendimento somente em maternidade e cuidados com a saúde da mulher. Era um retorno às origens da Maternidade Mãe Pobre, tão querida pelos mogianos e tão especial na memória afetiva de nossa população.
Surge, então, o Mogi-Mater que há cinco anos dedica-se à magia dos nascimentos e ao resgate dessa finalidade específica para o qual nosso prédio foi construído. Desde então nos tornamos referência em maternidade na Região do Alto Tietê. Temos uma nova UTI Neonatal, UTI Pediátrica e a primeira e única UTI da Mulher.
Nossas acomodações são de grande nível, bem como os demais ambientes, acolhedores tanto para a gestante e bebê, como para a família que, para nós, é a essência de tudo. Muitos investimentos foram feitos para que nossa missão, visão e valores fossem alcançados e é um pouco disso que mostraremos nas páginas dessa revista institucional. Sejam bem-vindos ao Hospital e Maternidade Mogi-Mater!