Fundada em 1978 na cidade de Diadema em São Paulo, a empresa iniciou suas atividades com a fabricação de ferro-ligas e metais não ferrosos para serem aplicados como matéria-prima na indústria de soldagem, fundição e siderurgia que em pouco tempo cresceu e se estruturou, conquistando uma imagem sólida no mercado.
Em 1998 foi lançada a linha Mextral, composta por elementos de liga em pastilhas e briquetes de manganês, cromo, cobre, ferro e titânio que, ao serem adicionados ao alumínio em estado líquido aumentam seu grau de dureza e de resistência mecânica. Na mesma época, a Mextra certificou-se NBR ISO 9001 - versão 2000.
No ano de 2003 a Mextra tornou-se líder na América latina no mercado de pastilhas. Neste mesmo ano, desenvolveu a tecnologia de atomização de aço através de sucata, lançando um novo produto: pó de ferro.
Em 2005, foi inaugurada a planta de Taubaté, no interior de São Paulo, atuando como fornecedor de alumínio em pó, líquido, e em lingotes, além das ante-ligas de alumínio produzidas a partir de alumínio primário e sucatas.
Em 2012 instalou-se uma outra planta em Taubaté aumentando assim sua capacidade de produção para mais de 4000 toneladas. No ano de 2016, a Mextra aumentou seu portifólio de produtos, incluindo a fabricação de ligas de bronze e latão, Zamac, Zinco, entre outros.
A Mextra tem orgulho do seu passado, pois ele a impulsionou para o futuro, sem medo de mudar, renovar e evoluir. Pautada com os mesmos valores, continua a escrever sua trajetória de sucesso.