Em 2005, a partir da divisão da Martins Fontes já então com mais de 50 anos foram criadas duas empresas: Martins/Martins Fontes e WMF Martins Fontes.
A Martins/ Martins Fontes compõe-se da Martins Fontes editora, além de mais 3 livrarias.
A editora iniciou suas atividades em 2005 e foi idealizada por Evandro Mendonça Martins Fontes. A primeira obra publicada foi o infantil Arthur e os minimoys, primeiro da série Arthur, de Luc Besson. A apresentação do livro ao público ocorreu em maio de 2005, durante a edição carioca da Bienal Internacional do Livro.
Em regiões tradicionais de São Paulo e Rio de Janeiro, a Martins Editora Livraria oferece ao público consumidor três endereços de livrarias: duas na capital paulista e uma na carioca.
Na livraria Martins Fontes da Praça do Patriarca, em São Paulo, além de desfrutar a leitura de boas obras, é possível fazer uma pausa para degustar um estimulante café, no Lutetia Café.
A Martins Editora Livraria é representante exclusiva de editoras como a Dantes, a alemã Daab, a espanhola EnClave e as portuguesas IST Press, Antígona e Tinta da China.