Fundado em 1980, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) é uma instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Líder em Computação Científica, o LNCC é o elo central do SINAPAD (Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho), no qual se destaca o Supercomputador Santos Dumont, o mais potente da América Latina. Com atuação multidisciplinar, o LNCC pesquisa e desenvolve soluções para problemas complexos nas mais diversas áreas do conhecimento, entre elas: astronomia, esportes, biociências, fármacos, medicina assistida por computação científica, processamento e segurança de big data, petróleo e gás, clima e meio ambiente, etc.
Desde sua criação, o LNCC publicou mais de 2.500 artigos científicos e mais de 200 livros, incluindo capítulos. Desenvolveu mais de 500 projetos de pesquisa, com sete (7) patentes depositadas, uma delas junto ao USPTO dos Estados Unidos. Desenvolveu mais de 500 softwares, tendo registrado 11 deles.
Localizado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o LNCC atua também na pós-graduação em Modelagem Computacional, que, desde 2010, é conceito 6 na CAPES. Até 2018, foram formados 297 mestres e doutores.