O Joca chegou para suprir uma deficiência no mercado editorial brasileiro: a inexistência de um jornal para o público infantojuvenil. Trata-se de um projeto ousado, pioneiro e que visa promover a formação de cidadãos e estimular o desenvolvimento das competências necessárias para que crianças e jovens possam viver democraticamente em nossa sociedade, tendo como pano de fundo a garantia do direito de acesso à informação.
Inspirado em publicações para crianças e jovens de vários países, o Joca possui a mesma organização do jornal adulto, com linha editorial neutra e linguagem adequada ao público infantojuvenil. Traz notícias e reportagens sobre o Brasil e o mundo, além de entrevistas, curiosidades e assuntos do universo de seus leitores, com a intenção de que eles entendam e gostem do que leem, e que também possam conversar com familiares e amigos sobre assuntos diversos. A publicação se utiliza de uma fórmula editorial bastante didática e muitos recursos de imagens, gráficos e fotos.
Além do jornal impresso, com edições quinzenais, o Joca possui um portal com atualização diária de notícias e diversos outros conteúdos e recursos de apoio para leitores e professores, os quais podem adequar o trabalho com o jornal ao nível de cada turma em que leciona.
Em 2015, a Planète D’Entrepreneurs, organização francesa que avalia negócios de impacto social pelo mundo, em parceria com a HEC (École des Hautes Éstudes), elaborou um estudo independente para avaliar o impacto que o Joca causa em seu público. A pesquisa foi realizada com um grupo que utilizava o Joca na sala de aula e um que não o utilizava (grupo de controle), concentrando-se em alunos do 4° e 5° anos, com amostras de escolas públicas e privadas, e nos apresentou resultados muito positivos. Leia mais: bit.ly/Joca_estudo_impacto.
Confira também o vídeo que mostra a aplicação do Joca na prática: bit.ly/Joca_na_escola.
Acesse nosso portfólio de produtos: bit.ly/portfolio_produtos2017.