A Jirau Energia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que tem como acionistas as empresas ENGIE (40%), Eletrobras Eletrosul (20%), Eletrobras Chesf (20%) e Mizha Participações S.A. (20%), subsidiária da Mitsui & CO., LTD.
Obteve, por meio do Leilão 005/2008 promovido pelo Governo Federal em maio de 2008, a outorga do uso de bem público para a implantação da Usina Hidrelétrica Jirau (UHE Jirau) no Rio Madeira (Porto Velho, RO) e a respectiva exploração do seu potencial energético pelo prazo de 35 anos.
Com uma capacidade de gerar 3.750 MW, o suficiente para atender mais de 40 milhões de pessoas, a UHE Jirau é um dos maiores empreendimentos de infraestrutura na Amazônia e do mundo. Com 50 turbinas tipo bulbo, a UHE Jirau é a maior do mundo em quantidade de turbinas, além de possuir as turbinas bulbos mais potentes em geração unitária, 75 MW.
A Jirau Energia tem como objetivo fornecer energia limpa e renovável, com o menor impacto ambiental, proporcionando a preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida às pessoas. Se consolida também por oferecer o melhor índice de disponibilidade entre as hidrelétricas de grande porte do país, proporcionando o máximo aproveitamento das águas do Rio Madeira.
Com valores alicerçados na ética, trabalho em equipe, integridade, comprometimento e austeridade, a empresa atua dentro dos princípios de desenvolvimento sustentável, valorização dos recursos humanos, conservação e preservação dos recursos naturais e da memória histórico-cultural.
No ano de 2020 completou sete anos de operação comercial, atingindo 86 bilhões de kWh de energia gerada, marca relevante para o desenvolvimento sustentável na região Amazônica, reduzindo cerca de seis milhões de toneladas de carbono por ano graças ao chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, registrado na Organização das Nações Unidas (ONU).