O Instituto Unibanco foi criado em 1982, para promover as ações e os investimentos sociais do Unibanco, que atualmente integra o conglomerado Itaú Unibanco. Em 2002, o Instituto decidiu redirecionar seu plano de ações, intensificando os investimentos em educação. A partir de 2007, essa se tornou sua principal e única vocação: atuar para melhorar o desempenho do aluno brasileiro do Ensino Médio público.
A missão do Instituto Unibanco é contribuir no desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade, por meio de projetos que visam conceber, validar e disseminar tecnologias e metodologias sociais que aumentem a efetividade das políticas e práticas vigentes no Ensino Médio brasileiro. Para que tudo isso aconteça, o Instituto é financiado por um fundo endowment, criado exclusivamente para financiar as suas atividades, e que garante independência e permite a definição de objetivos estratégicos e metas a longo prazo.
Ensino Médio – principal fase para contribuir com a boa formação de novas gerações
O Instituto optou por investir seus projetos e ações colaborativas em alunos do Ensino Médio, pois acredita que esta fase escolar é estratégica e ponto chave para a formação e inserção das novas gerações no mercado de trabalho. Desta forma, contribui para a diminuição da pobreza e, consequentemente, para o desenvolvimento do País. A conclusão dessa fase escolar é vital para preparar esses jovens para enfrentarem os desafios e exigências que a vida pós-escola exige.