A Senso é uma revista bimestral voltada à temática do senso religioso contemporâneo sob o olhar de múltiplas áreas do saber, como as Ciências da Religião, Filosofia, Teologia, Direito, Comunicação, Artes, Espiritualidade, Administração, Estética, e outros, com o intuito de trazer ao público um debate de alto nível e que ajude as pessoas a compreender as diversas formas de crer e não crer e, dessa forma, construir pontes de diálogo, superação de intolerâncias e construção de uma cultura de paz.
A Senso é uma revista colaborativa e de acesso gratuito. É construída por intelectuais que não se prendem nos gabinetes e falam da realidade como se estivessem fora dela. As colaboradoras e colaboradores, além de sólida formação acadêmica, nas melhores universidades do país, são também pessoas que militam em torno das causas da diversidade religiosa, estado laico, superação das intolerâncias e direitos humanos.
Ela quer trazer ao público os grandes debates em torno das religiões e das culturas, sem, no entanto, usar de linguagem altamente especializada.
A cada número, traremos aos nossos leitores um debate amplo sobre temáticas culturais ligadas às religiões, de maneira a ajudar as pessoas a compreenderem as diversas formas de ser e significar a vida humana.
Nossa linguagem visual quer auxiliar o leitor a imergir nas diversas culturas e, assim, fazer, também ,uma experiência estética das diversas religiosidades e sensos religiosos da atualidade.
A senso quer sair do lugar comum que apenas afirma que religião não se discute, para visibilizar que as formas de crer e não crer são muito diversas. Queremos promover diálogos e encontros, diferentemente dos atuais meios de comunicação que abordam religiões de maneira simplista, pouco contribuindo para o reconhecimento dos diversos sensos religiosos.
Sair do senso comum para compreender o senso religioso: essa é nossa missão.