A Rede Itego, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento (SED), desde 2012, já ofertou em cerca de 200 municípios mais de 600 mil vagas em cursos de diversos níveis, desde a formação inicial e qualificação profissional até cursos de nível superior tecnológico.
A Rede é composta por 16 Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos) – outros nove estão em construção -, além de suas unidades vinculadas, os chamados Colégios Tecnológicos (Cotecs), que estão distribuídos nas diversas regiões do Estado oferecendo cursos de qualificação, técnicos subsequentes e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
A capilaridade da rede se dá por meio dos Cotecs, que são unidades descentralizadas criadas de acordo com a demanda de uma determinada região. Esse modelo permite uma aproximação maior com o setor empresarial nos diversos municípios de forma ágil, dinâmica e flexível. Essas unidades também conseguem reproduzir e ampliar as ações dos Itegos.
Além da qualificação para o desenvolvimento profissional, a rede oferece serviços de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (DIT), que são atividades que envolvem transferência de tecnologia, prestação de serviços tecnológicos e promoção e fortalecimento de ambientes de inovação.
A Rede Itego, que é a responsável pela execução da política de educação profissional tecnológica e de inovação no Estado de Goiás, tem como principal demandante o setor empresarial. Dessa forma, consegue atender cada região e seus potenciais empreendedores de acordo com a vocação de cada município determinada pelos Arranjos Produtivos Locais (APLs).