Inaugurado em 22 de Agosto de 1860, em Blumenau, o Hospital Santo Antônio tem seus 150 anos de história associados ao desenvolvimento econômico, político e social da cidade.
Dr. Hermann Otto Blumenau, fundador da cidade, em 1860 viu a necessidade de criar um espaço para o atendimento médico hospitalar com qualidade para a população da região do Vale do Itajaí.
Em sua trajetória a história do hospital é marcada por erros e acertos, mas, sobretudo pelo idealismo de sempre buscar a perfeição e qualidade nos serviços oferecidos a comunidade.
Visando atender a comunidade o hospital, conta com uma equipe médica de mais de 150 profissionais e, aproximadamente 550 colaboradores diretos e outros indiretos.
Referência em várias especialidades médicas – oncologia, ortopedia e materno-infantil para a região do Vale do Itajaí, a instituição realiza mais de 150.000 atendimentos anuais e disponibiliza 195 leitos hospitalares, além de 05 salas equipadas em seu Centro Cirúrgico.
A Fundação Hospitalar de Blumenau, mantenedora do Hospital Santo Antônio, é uma fundação privada sem fins lucrativos, que faz parcerias com as esferas governamentais e por isso, grande parte de seus atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde-SUS, o que caracteriza a instituição como um alicerce para a saúde publica da região.
Nas últimas décadas o hospital tem-se organizado de forma que toda expansão, seja baseada no Plano Diretor desenvolvido em 2007, que exprime onde se pretende chegar no futuro.
No ano de 2010, passou a ser a primeira instituição hospitalar da região do Vale do Itajaí a ser certificada pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, nível 1 – segurança, que avalia e credencia entidades hospitalares pela qualidade de sua gestão.