O HSC Blumenau nasceu de um grande sonho. Um sonho que só foi possível concretizar com a valiosa colaboração dos blumenauenses. Apesar de algumas adversidades encontradas pelo caminho, em 27 de junho de 1920, a Comunidade Luterana inaugura o Hospital, com 50 leitos, sendo uma unidade para homens e outra para mulheres, e os cuidados assistenciais sob a responsabilidade de diaconisas alemãs.
Com o passar dos anos, uma história de comprometimento e pioneirismo é construída. Grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia de ponta, contratação de profissionais altamente qualificados e importantes alianças com parceiros, permitem ao HSC Blumenau oferecer assistência médico-hospitalar diferenciada.
Hoje, o Hospital conta com uma área construída com mais de 17 mil metros quadrados. São 143 leitos de internação, entre eles, 20 leitos de CTI Adulto, nove leitos de UTI Neonatal e Pediátrica (UTI-NEOPED), 47 leitos de Clínica Geral, 21 leitos da Clínica de Saúde Mental e seis salas cirúrgicas.
Ao todo são em torno de 894 colaboradores – 40% destes da equipe de enfermagem – e 323 médicos atuantes no Corpo Clínico em 44 especialidades. Em média, por mês, o HSC Blumenau realiza 3.500 atendimentos no Pronto-Atendimento e 850 internações. Além disso, são feitas em torno de 550 cirurgias..
Para marcar sua trajetória de comprometimento e pioneirismo, a instituição recebeu em fevereiro de 2012, a certificação ISO 9001:2008, resultado da dedicação de muitos anos, em especial da última década, quando o Hospital passou a utilizar conceitos reconhecidos mundialmente sobre qualidade técnica, gestão e humanização no atendimento médico-hospitalar. Afinal, a preocupação do HSC Blumenau vai além de entender a dor, e sim, perceber o que se sente.