Juntos somos imparáveis
No inicio da primeira década deste século, existia no centro da Vila de Loures, um pequeno espaço de terreno ao lado das ruínas de um antigo palacete reduzido a cinzas e que foram aproveitadas pelos vizinhos para a instalação de pocilgas, estábulos de ovelhas, capoeiras, etc. Este local, designado na altura por Casaréus, é hoje a Praça da Liberdade, o jardim fronteiro à Câmara Municipal.
Na noite de 13 de Agosto de 1913, juntaram-se na residência de António Feliciano Bastos todos aqueles que costumavam jogar futebol nos Casaréus, com o intuito de formarem, oficialmente, um grupo com um verdadeiro nome, direcção, estatutos, equipa, cores, etc. Nessa altura forma-se este grupo que era já composto por 35 elementos, estando entre eles Rafael Sérgio da Costa Vieira, sócio e jogador do Sporting Clube de Portugal e aluno dos Pupilos do Exército, que se ofereceu para auxiliar, com a sua experiência, o que foi bem aceite pelos restantes.
As cores do clube foram também sugeridas por Rafael Vieira. Camisola amarela com bolso e monograma ( GSL ) bordado, calções brancos e meias pretas com listas amarelas.
Criado inicialmente, só com futebol, o Grupo Sportivo de Loures, ao longo de quase um século de existência, tem evoluído com a prática de outras modalidades. Assim, após um período de estagnação entre a 1º e a 2ª Grandes Guerras, a Colectividade da Vila de Loures sofreu um grande impulso na década de 50, com a implementação de modalidades como o ciclismo, atletismo, ténis de mesa e, imagine-se, o hóquei em patins.
Actualmente o Grupo Sportivo de Loures tem meio milhar de atletas e desenvolve a prática de 3 modalidades:
Futebol – Desde 1913
Andebol – Desde 1978
Futsal – Desde 2004