Fundado em agosto de 2020 por jovens especialistas na área tributária, o GEPT - Grupo de Estudos sobre Política Tributária foi criado com o propósito de analisar o tema sob um novo olhar, de modo a estimular o diálogo construtivo entre a multiplicidade de visões e pensamentos existentes no Brasil.
O grupo compreende que a Política Tributária, como Política de Estado, é ferramenta crucial para: (1) incentivar o desenvolvimento social e econômico do país; (2) aperfeiçoar o sistema tributário vigente para aprimorar o ambiente de negócios e atrair investimentos internacionais; e (3) estimular um diálogo construtivo entre instituições, formuladores de políticas públicas e setores econômicos estratégicos ao país.
O grupo é composto por profissionais com as mais distintas formações, como, por exemplo, professores, advogados, economistas, cientistas políticos e contadores. São formadores de opinião e especialistas oriundos de reconhecidos centros de pesquisa acadêmicos, em âmbito nacional e internacional. São profissionais de diversos segmentos do setor privado (ex.: educação, saúde, agronegócio, mineração, tecnologia, serviços, fintechs, etc.), do setor público e representantes e ex-representantes de organismos internacionais que desejam contribuir, no debate nacional, a respeito de um tema tão importante ao país.
Por fim, o GEPT é um grupo independente e, portanto, não está ligado a qualquer instituição. Possui, em verdade, uma abordagem de pesquisa com base multidisciplinar, distinguindo-se de qualquer outro grupo, com nome similar ou não, que represente os interesses de alguma instituição, órgão governamental ou empresa.