A Fundação Proamb dissemina conhecimentos, busca tecnologias nos principais centros produtores e as aproxima do seu público, oferecendo soluções ambientais seguras e adequadas às necessidades do mercado.
Essa estrutura de trabalho vem sendo construída nas mais de duas décadas de atuação, com o objetivo de acompanhar e suprir as demandas do segmento. A entidade opera através de unidades de negócio.
Central de resíduos sólidos industriais, coprocessamento, engenharia ambiental, educação e feira ambiental.
A primeira delas está localizada em Pinto Bandeira. A central de resíduos sólidos industriais opera há mais de 15 anos e recebe resíduos classe I e classe IIA. Certificada com a ISO 14001, tornou-se modelo no Brasil devido ao seu processo operacional e controle ambiental, com células triplamente impermeabilizadas e cobertas, oferece acima de tudo segurança aos seus clientes.
Um projeto inovador e pioneiro no Rio Grande do Sul, a unidade de coprocessamento da Fundação Proamb instalada no município de Nova Santa Rita, produz o blend, a partir de resíduos sólidos industriais. O produto serve como combustível nos fornos de fabricação de cimento. O coprocessamento é uma técnica que disponibiliza uma alternativa nobre ao mercado com o aproveitamento energético dos resíduos e a não geração de passivos ambientais.
A engenharia ambiental da Fundação Proamb tem auxiliado as empresas a melhorarem seus processos produtivos, minimizando seus impactos e garantindo uma gestão ambiental mais eficaz.
Já a Fundação Proamb Educação tem como objetivo a capacitação para a sustentabilidade através da realização de seminários, workshops, oficinas e cursos. A unidade leva aos participantes conteúdos técnicos e práticos aplicáveis ao dia a dia.
A Fundação Proamb é a organizadora da Fiema Brasil, feira que reúne o que há de mais atual em termos de equipamentos, produtos e serviços. Simultaneamente, o evento apresenta uma intensa programação voltada a disseminar o conhecimento.