A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é uma unidade da Universidade de São Paulo (USP), localizada na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, Brasil. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ocupa, já há muitos anos, o título de melhor faculdade de medicina do Brasil, título esse reconhecido por diversas organizações nacionais e internacionais.[
Em São Paulo, 1948, votou-se lei contemplando várias cidades paulistas com diferentes cursos superiores. À sociedade de Ribeirão Preto, que reclamava sediar uma Universidade do Interior, destinou-se uma Faculdade de Medicina, aceita de bom grado na certeza de vir a ser a "célula mater" daquele ideal".
Ao seu primeiro Diretor - Zeferino Vaz (1952-1964), deve-se creditar ações que contribuíram para o êxito da nova Faculdade de Medicina. Era ele fruto dos frutos da escola Oswaldiana de Manguinhos, pois tivera em Rocha Lima e Arthur Neiva a formação do espírito pesquisador e no Instituto Biológico de São Paulo vivenciara a atividade de pesquisa.
O distintivo da USP tem um lema agonístico: "SCIENTIA VINCES", criado num período pós-derrota militar do Estado de São Paulo, quando se criou a USP como instrumento de formar elites capazes de, um dia, desenvolver e governar o país. O da nossa Escola, criado num período pós-ditadura quando se tentava reorganizar a vida da cidadania, é mais construtivo: "SCIENTIA TERMINUM AMOVERE".