A Faculdade de Letras (FLUL), Unidade Orgânica da Universidade de Lisboa (ULisboa), é uma instituição do ensino superior que se dedica ao cultivo do saber na tradição das humanidades. Fundada em 1911, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa deu continuidade ao projecto do Curso Superior de Letras de Lisboa criado em 1859 por D. Pedro V.
Especializada nas grandes áreas do saber humanista, a FLUL tem desenvolvido, ao longo da sua história, um vasto trabalho científico e pedagógico oferecendo, hoje, cursos de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e especialização organizados dentro de quatro áreas principais: Ciências da Linguagem, Filosofia, História e Literaturas, Artes e Culturas.
A Faculdade de Letras tem, actualmente, 237 professores doutorados dos quais 23 são catedráticos. Conta, presentemente, com mais de 4.000 alunos distribuídos pelos 3 ciclos de ensino.
Ao longo dos últimos cem anos muitos professores e alunos da Faculdade marcaram a vida intelectual da universidade e a vida pública portuguesa, como Sophia de Mello Breyner Andresen, Ruy Belo, José Mário Branco, Fiama Hasse Pais Brandão, Hernâni Cidade, Luís Lindley Cintra, Luís Miguel Cintra, João Bénard da Costa, Ana Hatherly, Mário Soares, António José Saraiva, Eugénia Vasques, entre muitos, muitos outros.