Maior rede hospitalar SUS do Brasil
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig é uma das maiores gestoras de hospitais públicos do país e referência em atendimentos de urgência e emergência. Sua excelência na assistência à saúde é reconhecida nacionalmente, abrangendo diversas especialidades em serviços hospitalares prestados à população mineira.
Criada pela Lei Estadual 7.088, de 3 de outubro de 1977, a Rede Fhemig foi formada pela fusão de três fundações estaduais de assistência: Leprocomial - FEAL, Psiquiátrica - FEAP, e Médica de Urgência - FEAMUR.
Trabalham na Rede Fhemig mais de 13 mil profissionais, prestando assistência de complexidade secundária e terciária, exclusivamente ao Sistema Único de Saúde - SUS em suas 21 unidades localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no interior do Estado de Minas Gerais.
Nesses mais de 45 anos de existência, a Fhemig participou de importantes processos históricos de mudança - entre eles o marco zero da reforma psiquiátrica; a transformação dos sanatórios (ex-colônias) em casas de saúde voltadas para a reabilitação e cuidado ao idoso e a reintegração social de pacientes, antes isolados, nos tratamentos da tuberculose e da hanseníase. Inovações tecnológicas, realizadas em suas unidades, incorporaram novas técnicas assistenciais e modernos equipamentos, que resultam em melhores serviços prestados à saúde pública.
Desde 2007, a Rede Fhemig está organizada em seis complexos hospitalares: Urgência e Emergência, Hospitais Gerais, Especialidades, Reabilitação e Cuidado ao Idoso, Saúde Mental e MG Transplantes.