Luiz Vicente de Souza Queiroz, jovem paulistano cheio de idealismo, possuidor de valorosa cultura adquirida na Europa, chegou em Piracicaba demonstrando espírito arrojado e evoluído. Com a ânsia de criar e dar vida aos seus sonhos, concretizou vários empreendimentos na cidade, mas foi somente em 3 de junho de 1901, após 3 anos de seu falecimento, que surgiu em terras que doara ao governo do Estado de São Paulo para instalação de uma escola de ensino agrícola, a Escola Agrícola Prática São João da Montanha.
Entre 1901 e 1934, a instituição fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A partir de então passou a integrar a Universidade de São Paulo (USP), sendo uma das suas unidades fundadoras, já com a denominação que recebeu em 1931, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, em homenagem ao seu idealizador.
Localizada em Piracicaba, a 160 km de São Paulo, a ESALQ está instalada em um dos mais belos campi universitários do País, com jardins, parques e prédios históricos, tombados como Patrimônio Público Estadual, e moderna infraestrutura para atividades acadêmicas e científicas, unindo tradição com inovação. Está situada em uma área de 3.825,4 hectares, denominada Campus "Luiz de Queiroz", correspondente a 48,85% da área total da USP e que compreende as 4 estações experimentais - Anhembi, Anhumas, Itatinga e Fazenda Areão (Piracicaba, SP) onde se encontra a ESALQTec - Incubadora Tecnológica.
A ESALQ é uma instituição pública, que recebe diariamente cerca de 2.000 estudantes de graduação e 1.000 pós-graduandos, além de pós-doutores, jovens pesquisadores e participantes de cursos de pós-graduação lato sensu.
Esta página e administrada pela Associação de Ex Alunos da ESALQ (ADEALQ).