A Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Eletrobras CGTEE foi constituída em julho de 1997. Em novembro de 1998, seu controle acionário foi transferido para a União. Posteriormente, em 31 de julho de 2000, a Eletrobras CGTEE tornou-se uma empresa do Sistema Eletrobras.
Antes de 1997, esses ativos faziam parte do parque gerador da Companhia Estadual de Energia Elétrica á CEEE e foram incorporados ao patrimônio da Eletrobras CGTEE na sua constituição.
As usinas termelétricas da Eletrobras CGTEE passam por contínuos processos de manutenção e revisão, visando melhor continuidade operacional e aumento da produção de energia elétrica. Em 2009, assinou contrato com as empresas Alstom Power Systems S/A á France e com a Alstom Brasil Energia e Transportes Ltda para recuperação das caldeiras da Fase B da Usina Termelétrica de Candiota. A Alstom é a fabricante da Fase B, inaugurada no ano de 1986, e terá 18 meses para a recuperação das caldeiras.
A fonte primária predominante para a geração de energia elétrica é o carvão mineral. A abundância desse energético no Estado do Rio Grande do Sul confere à Eletrobras CGTEE uma significativa vantagem comparativa.
Em 2007, a Eletrobras CGTEE iniciou a construção de Candiota III (Fase C). Contando com a parceria do grupo chinês Citic International Contracting Inc.,a usina entrou em operação comercial em janeiro de 2011, com uma potência instalada de 350MW.