O DOPOLAB foi formalmente inaugurado em agosto de 2005, localizado na Escola de Química no Centro de Tecnologia da UFRJ na Ilha do Fundão.
Sendo concebido com o intuito de estreitar as relações entre a Universidade, Indústrias e Centros de Pesquisa, visando proporcionar ao mercado soluções para problemas reais, com qualidade e confiabilidade, inserindo uma ótica preocupada com a precisão e a exatidão dos resultados, comprovada através de interlaboratoriais e tratamentos estatísticos dos dados.
Somos um laboratório voltado para desenvolvimento nas áreas: de química básica e aplicada, envolvendo o emprego de planejamento de experimentos e otimização de processos, aplicados a processos orgânicos e petroquímicos, focado em caracterização de frações pesadas de petróleo e desenvolvimento analítico. Atua em pesquisa e desenvolvimento dando suporte técnico à Petrobras e outras empresas, em projetos desde 2003. Com aplicações de técnicas experimentais seguindo normas ASTM, investindo em pesquisas voltadas para o reaproveitamento de materiais visando, desta forma, contribuir para a preservação do meio ambiente.
O DOPOLAB tem seu foco no desenvolvimento químico/tecnológico, envolvendo a aplicação dos conceitos de química molecular associada à otimização dos projetos de engenharia, envolvendo pesquisas dedicadas a:
* Processos de separação e extração de componentes e caracterização de espécies impactantes nos processos de exploração, abastecimento e refino;
* Metodologias de fracionamento e avaliação de petróleo, para um melhor entendimento e operação de processos na área de destilação e escoamento;
* Avaliação da relação propriedades/estrutura química;
* Aplicação de planejamento de experimentos para modelagem, controle e otimização dos processos orgânicos;
* Tratamento de efluentes orgânicos visando minimização de descarte e redução de consumo de reagentes, além de colaborar com a segurança do operador e da comunidade.