Com o intuito de amparar órfãos e viúvas de Policias Militares, em 1925, a Comissão de Damas da Sociedade Paulistana decide pedir apoio ao Comandante da Força Pública do Estado, o Coronel Dias de Campos, para alavancar a Fundação Cruz Azul de São Paulo. Formada inicialmente por um grupo maternal composto por um hospital para crianças, uma creche e um jardim de infância, a instituição começou a ganhar espaço sempre com simpatia e o acolhimento da população.
Em 1928 ocorreu a doação do terreno no bairro do Cambuci, feito pelo capitalista Sampaio Moreira. Durante o período de construção houve paralisação por insuficiência financeira, porém, os percalços foram vencidos e a instituição permanece até hoje no Cambuci, mantendo os seus valores iniciais que são:
– Compromisso Social
– Humanização
– Ética
– Excelência
A Cruz Azul de São Paulo foi construída exclusivamente para amparar as famílias dos soldados da Força Pública, mas por ter o compromisso com a excelência na saúde e na educação, hoje atende também pessoas que reconhecem e acreditam na sua competência e no seu compromisso social.