Ao longo dos seus cinquenta anos de história, o CBV vem buscando disseminar entre seus alunos e alunas atitudes afirmativas na aquisição e partilha do conhecimento, na abertura ao espírito crítico e à inovação, estimulando, ao mesmo tempo, ações mobilizadoras das boas práticas que apontam para a inclusão social e o respeito à diversidade.
O CBV propõe-se a ir fundo nessa busca da realidade vivida pela criança, pelo adolescente de hoje, nas redes sociais e nas complexas relações familiares, emergentes na sociedade atual, tendo por lastro um projeto político-pedagógico em constante atualização.
Isso nos leva a buscar, incessantemente, soluções tecnológicas que estimulem o trabalho docente no despertar a criatividade da criança, do adolescente, sempre atento ao fato de que cada um tem seu tempo e modo próprio de ler e compreender o mundo.
Elevar, pois, o nível de aprendizagem do aluno, em toda sua escolaridade na Educação Básica, de modo a promover ao máximo sua capacidade intelectual e suas habilidades socioafetivas, é compromisso de todos que fazem o CBV.
Teremos a consciência do dever cumprido ao vê-los exercer, em plenitude, seu poder de transformar a realidade e de decidir seu próprio caminho, num mundo cheio de possibilidades e escolhas.