Se deixarmos as coisas seguirem o curso natural da história, em 100 anos ainda veremos grupos sub-representados ou até mesmo discriminados dentro das empresas.
Diversidade e Inclusão é um tema importante e tem que fazer parte do DNA de todas as pessoas, mas se formos pensar especificamente no cenário do mercado de trabalho, tudo começa no RH. Ele tem uma enorme responsabilidade de olhar com toda a sensibilidade para o tema e de apoiar a construção de empresas cada vez mais diversas e inclusivas.
Em pesquisas realizadas pela VAGAS ao longo de 2021, notamos que o RH tem um interesse genuíno para que esse cenário mude, mas ainda existe um grande gap na questão do conhecimento. Na mais recente, realizada em Setembro, e contando com a participação de mais de 83 profissionais de RH, vimos que uma das maiores barreiras que impedem um rápido avanço no tema D&I estão atrelados a baixa prioridade nas lideranças (32,2%) e a falta de conhecimento (20,9%), o que nos leva a outros dados importantes, que mostram que obter conhecimento sobre o tema é importante para 10,9% dos respondentes e muito importante para 80,8% deles e que hoje há uma grande carência para o acesso a conhecimento sobre o assunto, então 30,1% das pessoas afirmam sentir falta ou muita falta (32,8%) de ter mais conhecimento sobre temas relacionados à Diversidade e Inclusão.
Somando a necessidade da construção de um mundo melhor, com o interesse do RH de acelerar essa mudança, a VAGAS criou o Colettivo: o primeiro hub de conhecimento em diversidade e inclusão para acelerar a formação de RHs mais justos e inclusivos.
Essa aceleração acontece por meio de cursos 100% online feitos por especialistas do mercado que possuem grande propriedade intelectual para apoiar na disseminação do conhecimento.