O Ciclo Limpo é uma solução prática, sustentável e transparente para pessoas e estabelecimentos comerciais que desejam ser parte efetiva da preservação do meio ambiente. Para isso, transformamos resíduos orgânicos em adubo, de uma forma simples e sem esforço para as pessoas, informando os impactos positivos que alcançamos juntos!
Conheça mais detalhes de como funciona:
• Coleta: Cada domicílio recebe 1 balde de 18 L com tampa e 1 saco de bioplástico compostável de 40 L, para armazenar seus resíduos até a data da coleta: quinzenal ou semanal (1 vez por semana)*.
• No dia e horário da coleta, a serem combinados com o(a) morador(a), o saco de bioplástico compostável é colocado para fora e o coletor retira o saco cheio e deixa outro novo saco no local.
* No caso das escolas, restaurantes, empresas, estabelecimentos comerciais e outros grandes geradores, utilizamos bombonas plásticas nas coletas (que dispensam o uso de sacos de bioplástico compostável pois trocamos as bombonas cheias de resíduos orgânicos por outras vazias e higienizadas). Nestes locais, a quantidade de coletas por semana varia de acordo com o estabelecimento e a sua geração de resíduos orgânicos.
• Compostagem: A compostagem dos resíduos orgânicos é feita em local adequado, transformando estes resíduos em adubo. O Pátio de Compostagem do Ciclo Limpo localiza-se dentro do Campus do Lageado da UNESP de Botucatu.
• Relatório mensal de impactos positivos: Os resíduos orgânicos são pesados a cada coleta realizada e cada cliente recebe mensalmente um relatório com a quantidade coletada e os impactos positivos gerados.
• Recompensa mensal (brindes): Cada cliente recebe também, a cada mês, uma muda de hortaliça ou tempero, ou 1 kg de adubo, à sua escolha.
• Investimento: Para o funcionamento do serviço, cada cliente faz um investimento mensal, no formato de uma assinatura.
Além dos planos de coleta também vendemos o composto orgânico, um adubo de altíssima qualidade agronômica, e a cobertura de solo.