Missão
Gerar conhecimentos interdisciplinares para o desenvolvimento nacional com equidade e para redução dos impactos ambientais no Brasil e no mundo. Fornecer informações técnico científicas de qualidade para orientar políticas públicas de mitigação e adaptação às mudanças ambientais globais.
Visão
Expandir a capacidade científica, tecnológica e institucional do Brasil em mudanças globais, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o processo, identificar os impactos sobre o país e subsidiar políticas públicas de enfrentamento do problema nos planos nacional e internacional.
Metas
Modernizar estações de coleta nas redes de monitoramento de variáveis ambientais.
Instalar novas estações de coleta nas redes de monitoramento de variáveis ambientais.
Realizar a atualização dos modelos do sistema terrestre.
Gerar cenários do funcionamento do sistema terrestre.
Desenvolver modelo integrado do sistema terrestre com assimilação de dados para a previsão de tempo e clima.
Expandir a rede de instrumentação inovadora para coleta de dados operada pelo Sistema Integrado de Dados Ambientais (SINDA).
Objetivos
Na elaboração da Política e do Plano Nacional de Mudanças Climáticas.
Na coordenação executiva do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.
No exercício da Secretaria Executiva da Rede Brasileira de Pesquisas de Mudanças Climáticas e do INCT para Mudanças Climáticas.
Na implantação de competências para gerar cenários de mudanças ambientais globais e seus efeitos no país e na América Latina.
No apoio integral ao Fórum Brasilieiro de Mudanças Climáticas e aos trabalhos do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Na democratização e divulgação da ciência das mudanças climáticas globais, através da difusão do conhecimento para os diferentes públicos.