A Fundação Oswaldo Aranha - FOA, uma instituição sem fins lucrativos, de caráter educacional e cultural, foi criada em 1967, em Volta Redonda - RJ, através da união de diversos profissionais e segmentos da sociedade. Seu nome é uma homenagem ao ministro das relações exteriores do Governo de Getúlio Vargas, personagem importante na construção da cidade.
A FOA veio suprir na região Sul Fluminense a demanda por ensino superior, para disseminar a pesquisa técnica e científica e formar profissionais, inicialmente com as escolas de Ciências Médicas (1968), Odontologia (1970), Engenharia Civil (1970), Educação Física (1971) e Ciências Contábeis (1975).
As escolas mantidas pela FOA foram integradas, em 1993, com a criação do Centro de Ensino Superior de Volta Redonda - CESVRE. Em 1999, com o credenciamento do MEC, a CESVRE foi elevada à condição de centro universitário, transformando-se no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.
Tradição e qualidade no ensino são os principais diferenciais do UniFOA. A qualidade foi atestada pelo MEC com o credenciamento a Centro Universitário e os consecutivos recredenciamentos com conceitos elevados, e a tradição provém de décadas formando profissionais que hoje atuam no mercado de trabalho regional e nacional, disseminando e gerando conhecimento com pesquisa técnica e científica e atendendo à comunidade com centenas de ações de extensão.