Com a necessidade de oferecer aos estudantes a possibilidade de cursar o ensino superior em Campo Mourão, já que era comum buscarem uma faculdade em outras cidades da região.
Após cinco anos de estudos de viabilidade, vistorias e solicitações, em 1997, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Os primeiros cursos foram Medicina Veterinária, Administração Geral e Administração com habilitação em Comércio Exterior. Ao passar dos anos e com a conquista de novos cursos, foram realizadas adequações e construídas novas instalações, como o Câmpus Universitário, inaugurado em 2003.
Uma série de conquistas marcam a história da Instituição, como a mudança de Faculdade para Centro Universitário, a obtenção da certificação para a oferta do Ensino a Distância (EAD), além da autorização para a abertura do curso de Medicina.
Atualmente, o Centro Universitário Integrado oferece 24 cursos de graduação presencial, 30 cursos de graduação EAD e mais de 120 cursos de pós-graduação nas mais diversas modalidades e áreas do conhecimento. Além disso, a Instituição promove o desenvolvimento de acadêmicos e egressos por meio de programas de capacitação e empregabilidade.