Fundada em 1694, a Casa da Moeda do Brasil - CMB é hoje o maior complexo industrial gráfico de segurança da América Latina e um dos maiores do mundo. A segunda Empresa Pública mais longeva do país, com 329 anos de existência, produz cédulas, moedas de circulação e comemorativas, medalhas, distintivos e comendas, cartões inteligentes, documentos de identificação, passaportes, certificados, selos postais e fiscais, além de inúmeros outros produtos de segurança.
Em seu parque industrial, a CMB utiliza os mais modernos sistemas digitais e recursos fabris adotados no mercado de segurança de produtos gráficos e metalúrgicos, a partir de projetos artísticos elaborados com base em rígidos critérios técnicos e de perícia forense. Todos os produtos são desenvolvidos com matérias-primas e elementos de segurança projetados para aferir controle e credibilidade ao usuário final, garantindo a força da marca CMB junto ao mercado de produtos de segurança.
Outro segmento extremamente relevante de atuação da Casa da Moeda do Brasil diz respeito ao sistema para o controle e rastreamento de produção. A CMB executa, hoje, o controle e a rastreabilidade da produção de cigarros, por meio de selos físicos rastreáveis digitalmente, de forma a honrar o compromisso assumido na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde, da qual o Brasil é signatário.