O Centro de Tecnologia Mineral - CETEM é um instituto de pesquisa de atuação nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Desde a sua criação, em 1978, tem se dedicado ao desenvolvimento tecnológico nas áreas relacionadas com a tecnologia mineral.
Ao longo dos seus 30 anos de existência, o CETEM acumulou um destacado currículo de serviços prestados, que inclui mais de 750 projetos tecnológicos para atender às empresas que atuam nos setores mínero-metalúrgico, de química e de materiais. A abrangência de suas atividades caracteriza o CETEM como Instituto Nacional focado numa temática bem definida: a atuação nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias minerais e ambientais. Atualmente estão sendo desenvolvidas atividades de pesquisa em quase todos os estados da Federação, com destaque para os estados do Pará, Bahia, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Entre servidores, bolsistas e terceirizados, o CETEM conta com 298 colaboradores, sendo 89 servidores (61 deles envolvidos em atividades finalísticas), 93 bolsistas e 116 terceirizados. Dos 89 servidores, 46 possuem nível superior, sendo que 34 deles são doutores e 7 são mestres. Isto se reflete na atuação do CETEM como centro formador e treinador de recursos humanos. No momento, existem 35 bolsistas de iniciação científica sendo orientados no Centro e mais 32 bolsistas do Programa de Capacitação Institucional PCI do MCTI.