A Associação de Jovens Ecos Urbanos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, e define a sua acção social na prevenção e apoio nas diversas situações de fragilidade, exclusão ou carência humana, promovendo a inclusão e a integração social, desenvolvendo para tal, diversas actividades a toda a população necessitada. Constitui um equipamento social e comunitário de extrema importância, destinado à população jovem e às suas famílias.
Em parceria com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, em Setembro de 2002, a instituição viu ser criada a valência de Centro Comunitário, que actualmente abrange toda a população norte do Concelho de S. João da Madeira.
Em 2009 foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto como uma associação juvenil de reconhecido mérito social.
Nesta instituição colabora uma equipa multidisciplinar de funcionários, desempenhando distintos papéis e em áreas diferenciadas. Fomentando um espírito de complementaridade e de trabalho em parceria, o trabalho social e de intervenção na comunidade é sustentado a partir de quatro valências: Família e Comunidade, Animação Sociocultural, Voluntariado e Formação Profissional e Desenvolvimento de projectos.