A Associação Mineira de Municípios – AMM foi fundada em 17 de outubro de 1952 com a filosofia que até hoje orienta seu dia-a-dia: reunir e representar os municípios de Minas buscando, através das suas potencialidades e individualidades, o fortalecimento de cada um e o consequente desenvolvimento do Estado.
Como entidade política, apartidária e de utilidade pública, a AMM tem, como seus parceiros, os gestores municipais que acreditam no princípio municipalista como alavancador para a construção de um Estado e um País soberano. Os governos estadual e federal, as Associações Microrregionais de Municípios, bem como diversas instituições da sociedade civil, trabalham em parceria com a AMM e reconhecem a força de sua representatividade.
A AMM atua como estrutura de articulação política e se posiciona frente aos poderes executivo, legislativo e judiciário como representante legítima das 853 cidades, o maior número de municípios reunidos do Brasil. Ao mesmo tempo em que defende os interesses e os direitos dos municípios mineiros, oferece a eles ferramentas para se tornarem cada vez mais autônomos através da implementação de uma gestão eficiente.
Além da importante representação política, a AMM está estruturada para prestar consultoria a todos os municípios mineiros nas áreas de saúde, jurídica, social, de educação, de economia, contábil, de finanças, de captação de recursos e de meio ambiente. Através de suas áreas técnicas, estabelece uma atuação capaz de ajudar cada município a otimizar suas competências. Seus consultores, profissionais especializados na área pública, trabalham com estratégias de fortalecimento municipal, propiciando aos prefeitos melhor condição de tomada de decisões.