A história da APBasketball começa com a fundação da mesma por António Pereira em 1992, sendo na altura pioneira na representação de jogadores e treinadores de basquetebol por uma pessoa portuguesa. Em 1999 passou a exercer a actividade em regime profissional. Com a decisão da FIBA passar a regulamentar a representação dos jogadores e treinadores, António Pereira submeteu-se de imediato ao exame requerido, sendo que desde 2007, é o único empresário FIBA de nacionalidade Portuguesa.
Ligado ao basquetebol desde 1969, primeiro como jogador onde fez parte de uma equipa que venceu 2 campeonatos nacionais de juniores e 1 segundo lugar, foi posteriormente treinador de equipas seniores onde se destaca a vitória no campeonato nacional de seniores do 2º nível da competição em 1991. Foi igualmente treinador convidado de uma equipa All-Star com jogos na zona do midwest dos USA onde defrontaram diversas equipas universitárias norte-americanas.
Desde 1992 tem sido uma referência na contratação de jogadores estrangeiros para Portugal e outros países europeus e africanos, sendo que neste momento a internacionalização é um objectivo da APBasketball, numa procura de novas oportunidades para os seus clientes.
A APBasketball, presta serviços de agenciamento de jogadores e treinadores de basquetebol de diversas nacionalidades, sendo que tem clientes em exclusivo mas igualmente em associação com importantes agentes quer norte-americanos quer europeus. Na história mais recente tem representado jogadores com grande potencial, sendo de destacar que em 2003, 10 jogadores conseguiram fazer parte dos planteis de diversas equipas da NBA nas diversas ligas de verão promovidas pela NBA. Também já negociou contractos com mais de 20 jogadores que participaram no PIT (Portsmouth Invitational Tournament), o mais antigo campo de promoção de jogadores e seguido por todas as equipas da NBA e de muitos países de todo o mundo.